Consultraining - Global Business Consulting
19 Jul 2013

Os factores de desenvolvimento de uma região assentam fundamentalmente em dois vectores: o económico e o social.

No vector económico poderemos identificar os seguintes factores de desenvolvimento:

  1. O capital disponível
  2. A procura interna e externa dos produtos e serviços disponibilizados
  3. A propensão de empreendedorismo dos detentores de capital disponível ao investimento
  4. A estrutura industrial competitiva
  5. A capacidade de inovação dos produtos e processos das organizações produtivas e de serviços
  6. A situação Macroeconómica

Relativamente ao vector social, os factores de desenvolvimento assentam em:

  1.  Recursos Humanos
  2. Recursos de conhecimento
  3. Do mercado interno para os produtos e serviços disponíveis
  4. Infra-estruturas sociais (educação, saúde e cultura)
  5. Instituições de apoio social
  6. Partidos políticos progressistas e fortes no desenvolvimento da gestão dos organismos públicos.

A actual conjuntura económica e social obriga a que as empresas se ajustem a processos e produtos de maior qualidade e a preços mais acessíveis, de forma a poderem manter o seu nível de actividade face ao decréscimo de disponibilidade de capital afecto ao consumo.

A nível de recursos humanos, cada vez mais têm de ser mais especializados e de maior conhecimento, neste âmbito a região da Figueira teve durante alguns anos a disponibilidade de formação de nível superior dando a possibilidade aos locais de aumentar os seus conhecimentos e maximizar as tarefas por si desempenhadas nas organizações dotando-as de maiores rentabilidades.

Neste momento a região está privada de acesso a este nível de formação superior e pósgraduada, situação que poderá ser invertida, se existir vontade política local ou disponibilidade de algum organismo, público ou privado em arriscar na sua implementação.

A disponibilização deste tipo de formação de proximidade, levará à redução de custos inerentes ao investimento necessário de todos os que pretendem investir na sua formação, potenciando desta forma a evolução pessoal e profissional, reduzindo os custos de deslocação e estadia tão significativos neste momento.

“Para receber mais reflexões sobre este tema, actualizações ou novidades registe-se na nossa lista” em http://eepurl.com/CsAdb

José Elísio
José Elísio
Licenciado em Gestão, tendo adquirido o nível suficiência investigatória em Novas Tendências na Gestão, com competências nas diversas áreas da gestão empresarial desde Contabilidade, Marketing, passando Análise Financeira. Vasta experiência na área financeira, tendo também passado por um Instituto Superior e uma universidade como Docente. Hoje, na Consultraining, exerce funções de gerente as quais acumula com a direcção administrativa e financeira de um grupo económico de renome.