Consultraining - Global Business Consulting
11 Fev 2015

Deduções-Faturas-2015

As faturas que pediu com com número de identificação fiscal (NIF) ao longo de 2014 que não tenham sido comunicadas pelas empresas ao Fisco terão de ser inseridas no Portal das Finanças até ao próximo domingo, dia 15

Com a entrada em vigor da reforma do IRS no início deste ano, a existencia de NIF nas faturas tornou-se fundamental para os contribuintes, uma vez que, o Fisco apenas aceita que possam ser deduzidos ao IRS as despesas suportadas em faturas com o número fiscal do seu beneficiário

Existem casos onde dois bens com diferentes finalidades estão na mesma fatura, aqui o sistema não consegue distinguir as despesas. Por exemplo num hipermercado o contribuinte adquire material escolar e produtos alimentares, no sistema esta fatura irá entrar como despesas gerais familiares. Para que conte como despesas com educação tem de atualizar a fatura manualmente no portal.

Assim, alerta-se o contribuinte para esta situação sempre que adquirir bens de diferentes tipologias, recomenda-se sempre a solicitação de faturas diferentes ou a validação manual no portal das finanças.

Recomenda-se também a validação manual no portal das finanças nos casos em que solicitou fatura com contribuinte no entanto, a entidade emissora da fatura não comunicou à autoridade tributária, podendo neste caso inserir manualmente a fatura.